Formulação de Políticas Públicas

ENCONTRO COM O PREFEITO DE SOUSA

No último dia 10 de janeiro, o coordenador do projeto Semiárido Solar, juntamente com o coordenador do Cersa, Cesar Nóbrega, estiveram em uma audiência com o prefeito de Sousa Fábio Tairay, e o Secretario Executivo da prefeitura, João Abrantes.

Neste encontro, Cesar Nóbrega descreveu o processo de criação do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido-Cersa, seus principais objetivos, suas parcerias, e a importância do engajamento dos gestores públicos nas questões sobre eficientização energética, uso de fontes renováveis de energia, em particular da energia solar descentralizada.

Houve também a explicitação, pelo coordenador do projeto Semiárido Solar, o que se planeja fazer durante os 30 meses de vigência. Falou sobre as três vertentes que o projeto aborda: capacitação, instalação de tecnologias energéticas demonstrativas e a incidência política. E solicitou o apoio e parceria da prefeitura para o bom êxito do projeto no município.

Com o prefeito Fabio foi discutido locais no município para instalação de postes para iluminação pública com “leds” e módulos fotovoltaicos, e de um sistema solar conectado a rede elétrica. O prefeito foi convidado a participar do próximo Forum do Cersa previsto para acontecer no mês de abril próximo.

 

 
ENCONTRO COM O PREFEITO ELEITO DE POMBAL

Encontro com novo prefeito de PombalCom o objetivo de apresentar o projeto “Semiárido Solar” que envolve as prefeituras municipais de Patos, Pombal e Sousa, o coordenador do projeto Heitor Scalambrini esteve neste domingo (13/11/2016) reunido com o médico Dr. Abimael de Sousa Lacerda (conhecido como doutor Verissinho), prefeito eleito de Pombal. Nesta reunião esteve presente o padre Ernaldo José de Souza, coordenador da Pastoral Diocesana (PASPP).

O professor Heitor fez breve descrição do projeto, seus objetivos e relatou o que foi realizado nestes primeiros 10 meses (duração total de 30 meses). Explicou a importância da prefeitura nas questões de formulação de políticas públicas envolvendo apoio e fomento ao uso de fontes renováveis de energia, e do enfrentamento local as mudanças climáticas.

O prefeito eleito revelou um interesse particular a energia solar, e declarou que fará o que estiver ao seu alcance, para não só apoiar as iniciativas do projeto, como outras propostas que visem o uso da energia solar no município.

 


 
PARTICIPAÇÃO NO I SENERGIA DO SEMIÁRIDO EM SOUSA-PB

Durante a realização do I SENERGIA do Semiárido realizado no Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa, no dia 19 de setembro, foi apresentada a proposta de criação do Fórum Paraibano de Mudanças Climáticas e Biodiversidade ao Comitê de Energia Renovável – CERSA. Esta proposta foi apresentado pelo coordenador do Projeto Semiárido Solar, nome fantasia do Projeto Misereor/Cáritas (no 233 054 1014 ZG), na temática da formulação de politicas públicas para energias renováveis e enfrentamento das mudanças climáticas.

Proposta apresentado ao Comitê de Energia Renovável – CERSA

 


 

ASSINADO TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

O projeto Semiárido Solar, A Caritas Brasileira e a Diaconia assinaram Termo de Cooperação Técnica (com data retroativa a 30 de julho de 2016) que dispõe sobre o estabelecimento de medidas que possibilitem o intercâmbio de informações de interesse recíproco dos partícipes, o estimulo a resolução dos problemas decorrentes as mudanças climáticas em áreas vulneráveis do Pajeú Pernambucano e do Alto Sertão Paraibano, através de tecnologias sociais e a participação de técnicos em atividades de interesse mútuo.

Assinaram o referido Termo pela caritas Brasileira seu diretor Executivo Nacional, Luiz Cláudio da Silva – Mandela, pela Diaconia seu diretor Executivo Pastor Armindo Klumb, e pelo projeto Misereor/Caritas nro. 233-054-1014 ZG, o coordenador Heitor Scalambrini Costa.

Acesse o Termo de Cooperação Técnica (link)

 


 

ENCONTRO GESTORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA

No dia 26 de fevereiro de 2016 o coordenador do projeto Semiárido Solar esteve reunido, juntamente com o coordenador do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA) com membros da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento.

Na oportunidade estiveram presentes além do Secretario de Planejamento  Antonio Nóbrega, o diretor de Planejamento Edsandro Souto, diretor de projetos Wilian de Sousa Santos, e o assessor técnico Francisco Garrido Oliveira.

Nesta reunião se discutiu o papel da prefeitura no Projeto Semiárido Solar que propõe instalações de equipamentos de iluminação pública solar  e sistema de geração fotovoltaico conectado na rede elétrica.

Um dos aspectos conversado foi a incorporação dos equipamentos, na forma de doação, ao patrimônio da prefeitura, que ficaria com  a responsabilidade pela conservação e manutenção de tais equipamentos demonstrativos. 

 


 

REUNIÃO COM O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO, TURISMO E MEIO AMBIENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA

Reunião Jeová CamposNo dia 25 de fevereiro de 2016 ocorreu uma reunião com o deputado estadual pela Paraíba Jeová Vieira Campos, presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente.

Estiveram presentes  além do próprio deputado e de seu chefe de gabinete, representes do Comitê de Energias Renováveis (CERSA), e o coordenador do projeto Misereor/Caritas.

Nesta oportunidade foi discutido ações no sentido fomentar políticas públicas no Estado, além de propostas de articulação com a Superintendência da SUDENE na área de energia solar.

 

 


leia_mais-imagem