BOMBEAMENTO FOTOVOLTAICO DE ÁGUA SERÁ INSTALADO EM MONTE ALEGRE/POMBAL

A família do agricultor Isaías de Sousa Ribeiro e moradores da comunidade Monte Alegre, zona rural de Pombal/PB, recebeu a visita no dia 9 de junho, do coordenador do projeto Semiárido Solar e do técnico da Emater/Pombal Sr. Ivanaldo Bernardo.

Nesta oportunidade, após conhecer as experiências do agricultor na produção de hortaliças e frutíferas, ficou definido a instalação de um sistema de bombeamento através de uma moto bomba imersa do fabricante Shurflo, alimentada com 2 módulos fotovoltaicos de potência total de 170 Watts-pico.

A água será bombeada de um poço tubular com profundidade total de 50 metros para um reservatório de 1.000 litros ( usado somente como tanque de passagem), localizado a 40 metros de distância, e localizado acima do nível do terreno. Dai a água será transportada as culturas que serão irrigadas por gotejamento.

Com mais esta instalação no município de Pombal, o projeto Semiárido Solar espera estar assim contribuindo, para que mais e mais agricultores e agricultoras conheçam a tecnologia solar, e possam utilizar desta tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *