COORDENAÇÃO DO CERSA E PROJETO SEMIÁRIDO SOLAR PLANEJA AÇÕES PARA 2017

Dia 13/11/21016 estiveram reunidos em Sousa o professor Heitor Scalambrini, coordenador do projeto Semiárido Solar e o coordenador do Comitê de Energia Renovável do Semiárido Cesar Nóbrega.

Foram discutidas ações implementadas em 2016, e os próximos passos a serem desenvolvidos. Foi realizado um balanço crítico envolvendo as atividades realizadas, e as que aconteceram ainda no final de 2016.

Para 2017, seguindo o cronograma do projeto, novas capacitações, assim como eventos para a sociedade sobre a temática das mudanças climáticas ocorreram, juntamente com as instalações dos sistemas demonstrativos na cidade e no campo nos três municípios envolvidos Patos, Pombal e Sousa.

Ainda em 2016, no início de dezembro, serão instalados os postes de iluminação pública com energia solar na praça em frente a Prefeitura de Pombal, e sistemas de bombeamento solar na Associação dos Agropecuaristas do São João e na Associação Comunitária Rural de Malhada do Bezerro, também no município de Pombal. Outras instalações estão ainda previstas como a conclusão dos biodigestores no IFPB campus de Sousa, e na comunidade Remanescentes de Quilombolas dos Rufinos, ambas em Pombal.

2017 será um ano repleto de atividades realizadas pelo projeto Semiárido Solar que dará grande visibilidade a um território, o Alto sertão Paraibano, que sofre indubitavelmente os reflexos mais perversos das mudanças climáticas. Mas que todavia mostrará ao Nordeste brasileiro seu enorme potencial de resiliência e de mitigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: