LOCAIS PARA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS DEMONSTRATIVOS (I)

Município de Condado

No dia 5 de fevereiro, com o apoio da Ação Social Diocesana de Patos, o técnico Júnior e o coordenador do projeto Semiárido Solar, foram visitar a Fazenda Esperança, no município de Condado (53 km de Patos). O objetivo foi de selecionar locais que pudessem se beneficiar de tecnologias sociais sustentáveis, e assim demonstrar sua viabilidades tecnica-econômica e social.

Este espaço voltado a internamento de pessoas com dependência química, é um das 95 unidades existentes no Brasil. Ainda existem as Fazendas em 17 paises, perfazendo 131 unidades.

Foi constatado após a visita, que o local reúne as condições para receber um sistema de bombeamento que, a partir de um cacimbão, a água será levada a um reservatório elevado (5 metros). A distância entre a fonte de água e o reservatório é de 21 metros. A partir deste reservatório a água irrigará um área próxima.

Para este local também ficou definido a instalação no local de 2 postes de iluminação autonôma da rede elétrica. Constituem em sistemas cuja energia elétrica necessária para as lâmpadas de “leds”, é gerada por um painel solar, e armazenada em baterias eletroquímicas.

Também foi visitado o sítio Mocambo, Sr. Dida, localizado a 10 km de Patos, onde existe um poço tubular de 18 metros de profundidade, com boa vazão, cujo bombeamento da água é realizada por uma motobomba, acionada pela rede elétrica local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *