OFICINA DE BOMBEAMENTO SOLAR DE ÁGUA É BEM RECEBIDA PELOS PARTICIPANTES

Nos dias 18 e 19 de agosto (sábado e domingo),  foi realizada no Centro de Treinamento da Diocese de Patos, a Oficina abordando o bombeamento de água, utilizando para seu funcionamento a eletricidade solar. Além do coordenador técnico do Projeto á Solar, que atuou como instrutor, o eletrotécnico Guilherme Costa Neto atuou na parte prática da Oficina.

foto oficina bomba solar130Presentes 17 pessoas,  de 4 municípios, entre agricultores (beneficiários de sistemas de bombeamento pelo projeto Semiárido Solar), eletricistas,  técnicos, pessoal de nivel superior, entre outros, que tiveram participação efetiva.

Durante os dois dias intensas atividades envolveram os participantes . Além da parte teórica, tivemos a parte prática com a montagem de dois sistemas de bombeamento submerso e flutuante. Nesta montagem foram destacados os aspectos hidraúlicos e elétricos, culminando em uma montagem segundo os requisitos de segurança, durabilidade e desempenho. Cada participante (ou representante de Associação) recebeu um kit com ferramentas selecionadas para serem usadas durante a instalaçao de tais sistemas.

20180818_082947Um sessão de vídeos no sabado a noite provocou um grande interesse de todos. No final da Oficina foram entregues aos participantes o certificado garantindo a presença e a participação nas 16 horas da carga horária.

Assim, o projeto Semiárido Solar, ao longo de 33 meses, ofereceu 4 de Oficinas, a saber: “Construção de fogões eficientes (agroecológicos)””, Construção de biodigestores”,” Eletricista Solar””, e Bombeamento de água com energia solar fotovoltaica. Para cada Oficina foi produzido um vídeo, a partir da gravação realizada durante o evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: