“OS RUFINOS” CONSTROEM SEU PRIMEIRO BIODIGESTOR

A Comunidade Quilombola “Os Rufinos” (reconhecida pelo Governo Federal, através de certidão da Fundação Cultural Palmares de 17 de junho de 20111), localizada no sítio São João/Pombal – PB , construiu nos dias 19 e 20 de agosto de 2017 seu primeiro biodigestor.

Com uma população em torno de 180 pessoas, distribuídas em 86 famílias, foi beneficiada com a construção de um biodigestor que fornecerá o gás para funcionamento dos fogões nas residências do Sr. José da Silva dos Santos (Deca) e do Sr. Marco Domingos da Silva, indicados pela associação de moradores.

Com o apoio do projeto Semiárido Solar e com a consultoria da parceira Diaconia (organização social brasileira, de inspiração cristã e sem fins lucrativos), foi finalizado a primeira etapa da construção do biodigestor de 3 m3, sob o regime de mutirão, com intensa participação da comunidade.

A etapa que virá em seguida será o abastecimento do biodigestor com a primeira carga de esterco, que após processos de digestão anaeróbica produzira o gás para as cozinhas de ambas famílias. A expectativa é que na segunda quinzena de setembro o sistema já esteja em pleno funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *