PROJETO SEMIÁRIDO SOLAR NA FAZENDA DA ESPERANÇA, MUNICÍPIO DE CONDADO

Fazenda da Esperança, denominada com o nome “Fazenda São João Paulo II”, na diocese de Patos,está localizada na zona rural do município de Condado-PB.

O projeto Semiárido Solar, juntamente com a Ação Social da Diocese, implantou na estrutura física da Fazenda, duas luminárias públicas e um sistema de bombeamento de água para fins de irrigar uma pequena área de 1/3 ha de hortaliças.

Todavia algumas dificuldades foram contornadas, como a necessidade primeira de limpeza e instalação de anéis de concreto no cacimbão existente a beira da barragem do açude, existente no local.

Também um reservatório de 2.000 litros foi montado a uma altura de 3 m, em cima de manilhas de concreto (que poderão se constituir em outro reservatório de água, desde que condicionada para tal), localizado na parte alta do terreno a ser irrigado. Tais obras foram necessárias “a priori”, para assim receber o sistema de bombeamento de potência de módulos fotovoltaicos (placas) de 170 Watts-pico, e uma moto-bomba submersa Anauger R100.

O planejamento para a instalação das duas luminárias previu, não só a construção de uma base de suporte dos postes (6 m), como o abrigo subterraneo para as duas baterias de 150 Ah cada. Outro ponto importante foi a locação de um veículo adaptado para a realização de serviços de iluminação. O que permitiu um melhor desenvolvimento do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: