PROJETO SEMIÁRIDO SOLAR: O TRABALHO NÃO PARA (2)

No domingo, dia 30/9 estivemos em Pombal, no assentamento Jacu, na propriedade do sr.  Beniltom da Costa Silva para iniciar a instalação de uma cerca elétrica alimentada por um placa solar fotovoltaica.

Em uma área de   aproximadamente 10.000 m2, com um perímetro de 400 m foi esticada o arame apropriado para esta finalidade, passando pelos isoladores fixados nas estacas de madeira distribuídas a cada 8 metros.

Trabalho02Assim esta área ficará protegida para posterior plantação. As principais vantagens da cerca elétrica em relação as cercas convencionais são: custo inferior; requerer pouca mão de obra; manutenção fácil e econômica; facilidade na modificação, deslocamento, remoção ou guarda; fácil instalação em locais acidentados; possibilitar a montagem de piquetes provisórios em minutos; permitir o manejo intensivo das pastagens, apenas deslocando a cerca, o que se traduz em baixo custo; diminuir o número de acidentes, pois os animais guardam uma distância  e com isso não forçam ou pulam a cerca, evitando úberes dilaceradas, pernas quebradas e couro danificado; menor risco de acidentes; como todo tipo de cerca, a eletrificada está sujeita a descargas atmosféricas. Porém, como os animais ficam afastados dela, o perigo de serem acidentados/fulminados é bem menor.

A conclusão desta instalação será nos dia 12 e 13 de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: