TÉCNICO DA DIACONIA ASSESSORA A INSTALAÇÃO DE NOVOS BIODIGESTORES EM CAJAZEIRINHAS

Dando continuidade as atividades previstas no termo de Cooperação Técnica assinado entre a Diaconia e a Caritas Brasileira (Projeto Semiarido Solar), técnico desta instituição,especialista na tecnologia de biodigestores, tem apoiado o grande interesse do município de Cajazeirinhas (39 km de Pombal) pela tecnologia.

No dia 11 de novembro último, na companhia do técnico da Emater daquele município, o vereador Zildo Vicente, foi visitado o sitio Santa Terezinha do senhor Francisco Sales Sarmento Junior, que demonstrou o interesse de construir um biodigestor em sua propriedade de forma privada (recursos próprios). Na oportunidade houve a marcação do local apara escavação e construção do biodigestor.

Também foi discutido com o senhor Zildo a possibilidade do projeto Semiarido Solar contribuir financeiramente com a compra das campânulas de fibra de vidro (reservatório do gás) para outras 2 ou três propriedades carentes. Assim amenizaria o investimento do interessado (a campânula é o elemento mais caro da instalação), que entraria como contrapartida com a aquisição de outros materiais e a mão de obra. Neste caso o objetivo é atender os mais carentes, mas que pelo pelos tenha um pequeno rebanho de animais, e condições mínimas de arcar na contra partida.

Assim o projeto Semiarido Solar caminha em atender um dos seus objetivos que é disseminar tecnologias que substituam os combustíveis fósseis, e assim combater as mudanças climáticas na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *