TÉCNICOS DA DIACONIA DEFINEM LOCAIS PARA INSTALAÇÕES DE BIODIGESTORES EM CAJAZEIRINHAS

Em 30 de janeiro último os técnicos da Diaconia de Afogados da Ingazeira, Jucier e Cristiano, estiveram na zona rural de Cajazeirinhas, com o objetivo de demarcação dos locais onde serão construídos os biodigestores, através do Projeto Semiárido Solar.

Cada biodigestor construído (3 m3 de reserva de gás de cozinha produzido a partir de esterco de animais, além do bioferilizante) atenderá duas famílias.

Foram visitados e demarcados os locais de construção no sítio Morada Nova (sr. Jovelino da Silva Nóbrega), sítio Cajazeiras (sr. Agostinho Ferreira Sobrinho), e no sítio Santa Terezinha (sra. Alaíde Severina da Silva). Inicialmente o sítio Quilombola de Umburaninha havia sido selecionado. Todavia, verificou-se que a produção da matéria prima para o biodigestor é insuficiente, dai a escolha do sítio Santa Teresina em seu lugar.

A construção terá início brevemente, e espera-se que no final de março já estarem funcionando, produzindo gás para seis residências.

As entidades envolvidas, além da Caritas Brasileira/Misereor (Projeto Semiárido Solar), são: a Emater/PB, a Prefeitura Municpal de Cajazeirinhas, o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

 

Vejam mais imagens aqui!

4 comentários em “TÉCNICOS DA DIACONIA DEFINEM LOCAIS PARA INSTALAÇÕES DE BIODIGESTORES EM CAJAZEIRINHAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *