COMEÇA A TERCEIRA ETAPA DO PROJETO PADARIA SOLAR, EM POMBAL

Começou nos dias 09 e 10 de Julho a terceira etapa da capacitação para utilização da Energia Solar pelos membros da comunidade Várzea Comprida dos Oliveiras.   O mini-curso é promovido pelo Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA) com apoio do Fundo Sócio Ambiental CASA e Fundo Socioambiental CAIXA, através do programa Fortalecimento de Comunidades na Busca pela Sustentabilidade. O objetivo é demonstrar a implantação da tecnologia fotovoltaica em uma agroindústria comunitária.

Sede Associação com painéis instalados
Sede da associação comunitária rural com painéis fotovoltaicos instalados.

Na primeira etapa, os participantes aprenderam a manusear as instalações elétricas convencionais. Na segunda etapa os alunos aprenderam a operar instalações de sistemas de energia solar. A meta da terceira fase do projeto, que terá continuidade ainda este ano, é colocar em prática os conhecimentos trabalhados nas duas primeiras etapas através da montagem do sistema fotovoltaico da padaria.

Assim, o coordenador técnico do CERSA, Walmeran Trindade, mediou a montagem parcial do sistema fotovoltaico da padaria com estrutura provisória, concluindo o painel de 12 módulos. “Visamos mostrar a comunidade que o sonho de ter o sistema fotovoltaico na padaria já está se tornando realidade,” disse.

O técnico agrícola do PASPP, Aíres Humberto intermediou a parceria entre o CERSA e a Associação Comunitária da Várzea Comprida dos Oliveiras para a execução do Projeto Padaria Solar. Ele celebra o sucesso da articulação entre as entidades e os benefícios que foram trazidos para a comunidade na área de energias renováveis.

“O curso tem uma dimensão muito grande. Principalmente, por aliar a teoria e a prática, proporcionando assim não só o conhecimento técnico, mas também a reflexão em uma área inovadora que é a energia solar,” disse.

Com o cronograma executado conforme o prazo planejado, o próximo passo será a prestação de contas para as entidades financiadoras. Após o repasse da próxima parcela que servirá para compra dos materiais, o grupo de alunos da capacitação serão reconvocados, em data a ser agendada,  para refazer a instalação do sistema fotovoltaico. Na ocasião, haverá a substituição da estrutura de montagem provisória pela permanente de forma a concluir a terceira e última etapa do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: