VISITA A ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA –ASSENTAMENTO NOVO HORIZONTE (I)

Dando prosseguimento a prospecção para instalações solares em propriedades rurais atendidas pela Ação Social Diocesa de Patos, visitamos no dia 14/7 no período da tarde, duas propriedades localizadas no Assentamento Novo Horizonte (criado em 2002), localizado no município de Várzea, integrante da Região Metropolitana de Patos.

Localizado a uma distancia de 60 km de Patos na região do Seridó Ocidental, o Assentamento dista 14 km de Várzea e 14 km do município de Santa Luzia. O assentamento conta com 28 famílias instaladas.

A primeira família visitada foi da Sra. Maria do Carmo (conhecida como Dona Beta).

Boas condições são oferecidas para a instalação de um sistema de bombeamento solar com uma moto bomba submersa que poderia atender, e aumentar a oferta de água para a horta cuidada pela Dona Beta. Atualmente o poço tubular existente funciona com uma bomba conhecida como “sapo”, e enche 3 tanques de armazenamento totalizando 2.500 litros (água para casa e horta).

A solução solar, que acarretaria aumento da oferta de água, implicaria também na possibilidade do aumento da área irrigada. Hoje os canteiros são irrigados manualmente. O que foi proposto é que paralelamente a troca pelo sistema solar de bombeamento de água, fosse introduzido um sistema de gotejamento para aliviar o esforço físico da moradora. Esta solução está sendo discutida com os técnicos que oferecem assistência a esta comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: