VISITA AO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRINHAS

A convite do técnico da Emater do município de Cajazeirinhas (próximo de Pombal), Zildo Vicente, o coordenador do projeto Semiárido esteve visitando algumas áreas rurais. O objetivo foi de encontrar locais aptos para receber sistemas solares de bombeamento de água, e a instalação de biodigestores.

As visitas ocorreram no dia 30 de setembro. Acompanhado do Zildo, e também do técnico da Emater, Francisco Sarmento, os seguintes sítios foram visitados: Riacho Grande,Vinha, Bela Vista e Jacu.

O que se pode constatar foi toda dimensão da seca que já dura mais de 7 anos naquele território. Cacimbões, poços tubulares, açudes se encontram um condições de extrema penúnria. O que dificulta enormemente a escolha de locais para receberam sistemas de bombeamento solar de água. Por outro lado existe um grande interesse por partes dos sitiantes em relação a tecnologia de biodigestão. 

O que definimos para este município é uma próxima visita em locais que possam ter reservas de água. Também foi anunciado  a perfuração de 10 poços no município até o final de 2017. Esperamos assim que sistemas de bombeamento possam ser instalados naquele município.

Por outro lado, ficou acertado que o projeto Semiárido Solar iria promover uma palestra com a presença de um técnico da Diaconia (ONG da região do Pajeú pernambucano), especialista nesta tecnologia, para promover a instalação de biodigestores nas áreas rurais do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: