VISITA DE ASSESSOR DA MISEREOR AO PROJETO SEMIARIDO SOLAR

Na semana de 5 a 8 de março recebemos a visita do assessor da Misereor Gerhard Braunmiller. O objetivo foi conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelo Projeto Semiárido Solar nos seus três eixos: capacitação, incidência politica e sistemas demonstrativos.

A visita iniciou pelo município de Patos, onde nos reunimos na sede da Ação Diocesana, com a equipe do PROPAC – Programa de Promoção e Ação Comunitária, parceiro do Projeto.

 

 

 

A próxima etapa foi o município de Pombal onde nos reunimos com técnicos da Emater local, e nos dirigimos a Comunidade Quilombola dos Rufinos, onde visitamos um biodigestor construído no local. Em seguida visitamos a Associação dos Agropecuaristas do São João, onde uma unidade fotovoltaica conectada a rede elétrica contribuía para a redução da fatura de energia elétrica desta unidade de produção de polpa. Também nos deslocamos a Comunidade Rural de Malhada do Bezerro, onde na casa do Sr. Oliveiro Martins foi instalado uma pequena moto-bomba solar, cuja água bombeada de um reservatório de 52.000 litros, atende a uma horta. 

Também em rápida visita a Prefeitura Municipal, onde estão instalados 4 postes de iluminação com lampadas de leds e módulos fotovoltaicos, estivemos com o Prefeito. Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a comparecer ao Seminário sobre Politicas Públicas na área das energias renováveis que estaria acontecendo no dia 13/3 em João Pessoa.

Encerrando as atividades em Pombal nos dirigimos a Sousa, onde encontramos o coordenador do CERSA-Comitê de Energia Renovável do Semiárido. Sr. César Nóbrega. Na visita a área rural do município de Nazarezinho, visitamos a comunidade Olho d´Água dos Frades, no sitio do Sr. Ricardo, onde pudemos verificar o bom uso do equipamento de bombeamento de água solar instalado. Também em Sousa visitamos alguns dos sistemas de iluminação pública solar, e o sistema fotovoltaico conectado na rede elétrica instalado na Escola Diniz. Uma audiência com o prefeito Fábio Tyrone encerrou nossa visita a Sousa.

Retornando a Patos, no último dia da visita do Sr. Gerhard, nos encontramos com o coordenador técnico do CERSA, prof. Walmeran, no IFPB campus Patos, onde foram discutidos as ações do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido, e possíveis futuros apoios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: