VISITAS ÁREAS RURAlS DOS MUNICÍPIO DE CONDADO

Integrante da região metropolitana de Patos (42 km) o município de Condado está situado no sertão paraibano às margens do açude Engenheiro Arcoverde.

Acompanhado do técnico da Ação Social Diocesana de Patos, Sr. José de Souza Leite Júnior visitamos no perímetro irrigado do DNOCS (não mais irrigado), a 6 km do centro da cidade o sítio Genipapo (assim denominado) de propriedade do Sr. Levi Araújo da Silva e da Sra. Maria Valdenora Barbosa Araújo.

Encontramos condições técnicas muito interessantes para instalação de um sistema de bombeamento de água alimentado pela energia solar fotovoltaica. Todavia o poço existente (vazão de aproximadamente 1.000 litros/hora) conta com uma moto bomba submersa, e também com um reservatório distante 150 m, de 100.000 litros , com uma altura de 10 m. Este reservatório não está sendo utilizado, mas poderia, desde que fosse feita a canalização desde o poço. Neste caso por gravidade poderia atender a irrigação de uma área de no minimo ½ ha.

Também na propriedade já foi construida uma cisterna de 52.000 litros do tipo “enxurrada”. Que também poderia atender a uma pequena horta e frutiferas.

A decisão sobre a instalação de um sistema de bombeamento solar está sendo discutida com os técnicos da Ação Social no sentido de encontrar a melhor solução que atenda os interesses do morador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: