XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO

Entre os dias 11 a 14 de setembro será realizado em Cuibá/MT, o XI Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (https://www.xicbpe.com.br/). O tema central deste evento é “Desafios e oportunidades do Planejamento Energético diante das mudanças nos cenários nacional e internacional”.

Quanto às fontes alternativas de energia, será discutido quais os desafios para uma vigorosa inserção na oferta de eletricidade para o país? Para o Nordeste/Semiárido as consequências do atual modelo de expansão tem sido catastrófica. Tanto do ponto de vista ambiental, com o aumento do desmatamento da Caatinga; como o social, com contratos draconianos de arrendamento que tem provocado, de fato a expropriação da terra.

No dia 13 de setembro o coordenador do projeto Semiárido prof. Heitor Scalambrini participará, como debatedor da mesa redonda 3 “Os desafios do Meio Ambiente considerando as mudanças do Setor Energético Nacional “, tendo como mediador o Prof. Marcos Freitas da UFRJ, e outro debatedor o Sr. Hélvio Neves Guerra (ANEEL).

Sem dúvida o Nordeste tem tudo a ver com este debate, já que mais de 80% da geração em parques eólicos está localizada neste território. Sem deixar de lado a instalação das usinas solares que estão sendo implantadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: